Terça, 25 Outubro 2011 15:56

Estudante Laranjalense representa o Estado na Feira de Ciência Jovem 2011

Através da Lei nº 2.893, de 10 de Maio de 2011, aprovada pelos vereadores por unanimidade na Câmara, ficou concedido recursos financeiros para custeio de transporte para estudantes do estágio ligado a UNESP e ao CNPq em Botucatu. A Aluna Marielly Luciano de Campos, beneficiada com o auxílio e bolsista em Iniciação Científica Júnior, apresentou o Projeto "Desenvolvimento de análises experimentais e materiais didáticos da área de Genética com base em estudos citogenético-moleculares em tucanos-toco (Ramphastos toco)" e irá representar o Estado de São Paulo na Feira "Ciência Jovem 2011". O Projeto apresentado pela aluna Marielly visa contribuir com um plano de conservação de exemplares de Ramphastos toco apreendidos pela Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, por meio de sua caracterização genética e posterior soltura em ambiente natural. O objetivo principal deste trabalho relaciona-se à aprendizagem de diversas técnicas das áreas de citogenética e biologia molecular e posterior aplicação destas metodologias para caracterização citogenético-molecular de um grupo de tucanos-toco, por meio da obtenção de cromossomos mitóticos e determinação do número. Dada a importância ecológica e a necessidade de conservação da espécie, é indispensável uma melhor compreensão de sua biologia.

A Feira de Ciência Jovem é um evento que reúne divulgação científica, interação social e promove uma revolução pedagógica. Professores e alunos tem a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa. Com 17 anos de história, a Ciência Jovem, uma das quatro maiores feiras de ciência do Brasil, apresenta o que há de mais moderno em relação ao mundo científico. A Feira acontece de 26 à 28 de Outubro na cidade de Olinda - Pernambuco.