Segunda, 31 Julho 2017 12:42

VEREADOR TIAGO ZANCHETTA FALOU SOBRE A REUNIÃO PARA INVESTIGAR PROBLEMAS COM A ÁGUA DO MUNICÍPIO

O vereador Tiago Roma Zanchetta usou a tribuna durante a realização da 12ª Sessão Ordinária de 2017, que aconteceu na segunda-feira, 24 de julho, para falar a respeito da reunião que aconteceu na Câmara Municipal, juntamente com técnicos da Vigilância Sanitária e que contou também com a presença do secretário de Meio Ambiente do município, Vicente Di Santi Filho, com a finalidade de tratar de assuntos referentes a inúmeras reclamações que estão acontecendo por parte de munícipes que relatam cheiro e sabor estranhos encontrados na água que está sendo distribuída na cidade.

Tiago disse que o tema está repercutindo muito na cidade e é preciso descobrir o que está acontecendo, pois, apesar das análises constatarem que a água é potável e boa para o consumo humano, existem os relatos e a constatação de cheiro e sabor, características impróprias à água, que deve ser insípida, inodora e incolor.

O vereador falou sobre a apresentação das análises da água pelos técnicos da VISA, e que são realizadas mensalmente pelo Laboratório Adolfo Lutz e pelas quais não foram encontrados problemas em nenhuma das amostragens e disse que os técnicos explicaram aos vereadores presentes à reunião todos os procedimentos realizados com a água distribuída na cidade, que se encontra totalmente livre de contaminação.

Disse ainda que a Sabesp foi convidada a participar da reunião, mas que infelizmente não enviou nenhum representante.

Diante do fato, o vereador informou a todos que foram solicitados os envios de ofícios à CETESB e à Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, pedindo estudos e providências quanto ao assunto, uma vez que pode haver a possibilidade de prejuízos ao Meio Ambiente por crime ambiental que possa estar ocorrendo e que possam vir a causar problemas de saúde pública à população.

Falou também sobre a sua indignação com o descaso da Concessionária Rodovias do Tietê, que respondeu dizendo que não foram identificados pontos de alagamento ou problemas de drenagem na Rodovia Marechal Rondon, sendo que existem pelo menos três locais onde acontecem esses alagamentos no trecho entre a empresa Murit (indo para Jumirim) e o Distrito de Maristela, o que é do conhecimento de todos que trafegam pela rodovia.

Tiago disse que é um absurdo receber uma resposta como essa, sendo que foram enviadas imagens dos alagamentos juntamente com o ofício de solicitação dos reparos.

Finalizando o seu pronunciamento o vereador solicitou o envio de ofícios à concessionária Rodovias do Tietê e à ARTESP, pedindo informações sobre o número de acidentes ocorridos na Rodovia Marechal Rondon no trecho entre Tietê e Botucatu nos últimos 12 meses, pois, não sabe quantos acidentes ainda terão que ocorrer para que sejam tomadas as medidas necessárias para que a estrada seja mais segura.